Plano Nacional de Cinema

Plano Nacional de Cinema

O Plano Nacional de Cinema (PNC) é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através dos Gabinetes do Secretário de Estado da Cultura, e do Ministério da Educação, pelo Gabinete do Secretário de Estado da Educação, operacionalizada pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (CP-MC). O PNC constitui-se como um Protocolo Institucional, celebrado entre os organismos supracitados, em março de 2015, e afirma-se num quadro alargado de valorização da literacia para os media e de promoção do conhecimento de obras cinematográficas e audiovisuais, enquanto instrumentos de expressão e diversidade culturais, e promoção da língua e da cultura portuguesas.

O PNC assume-se como um projeto inteiramente nacional. Dirige-se aos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, que nele se inscrevem de forma inteiramente voluntária através de uma candidatura universal, visa a valorização de uma cultura audiovisual junto das comunidades educativas, propõe se dar mais visibilidade à arte do cinema em contextos pedagógicos, e valoriza, quer a adoção de processos de trabalho colaborativo, quer a implementação de projetos/iniciativas de integração curricular.

Objetivos gerais:

  • Desenvolver a literacia fílmica;
  • Promover a visão crítica sobre um instrumento da cultura e educação;
  • Possibilitar a interdisciplinaridade e intertextualidade;
  • Educar para a cidadania e fruição da arte;
  • Formar públicos para o cinema;
  • Desenvolver a relação entre os filmes e as disciplinas.

Metodologia:

  • Integração das Atividades do PNC no plano de Atividades da Escola e no Plano Curricular de Turma;
  • Cada professor da turma aprofundará as temáticas do filme, tendo em conta a sua disciplina estimulando os alunos a desenvolverem trabalhos previamente planificados;
  • Abordagem do filme enquanto objeto artístico, através da descodificação da linguagem e estética fílmica e do enquadramento histórico e cultural;
  • Criação de estratégias que possibilitem a experimentação artística.

Haverá uma sessão de cinema por mês dirigida aos alunos da escola DMM que se realizará no Auditório. Esta sessão tem como objetivo assinalar uma efeméride e articulará com os grupos disciplinares (ver PAA). A hora será determinada de acordo com o horário dos alunos. Na Escola Básica de Lagares as sessões dirigidas ao 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos realizar-se-ão na Biblioteca Escolar. A hora será determinada de acordo com o horário dos alunos.

 

A professora coordenadora do PNC,

Glória Pimenta